DIFERENTES MODOS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES: DESAFIOS PARA O DIÁLOGO ENTRE EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E OS SABERES ESCOLARES
Resumo
Este artigo apresenta aspectos dos desafios para o diálogo entre os saberes escolares e as experiências dos estudantes. Recorre aos estudos sobre a relação com o saber (Charlot; Bautier; Rochex, 1992; Charlot, 2001, 2005); sobre os saberes cotidianos e os saberes não cotidianos (Heller, 1987; Duarte, 2001); sobre o conceito de “conhecimento tácito” (Polanyi apud Scott, 1995); sobre as diferentes inteligências (Biarnès, 1999), sobre os conceitos de secundarização e reconfiguração dos saberes (Rochex e Bautier, 2004). Tais estudos se aproximam por reconhecer a existência de modos diferentes de apropriação dos saberes em nossa sociedade e a responsabilidade da escola se pretende contribuir para propiciar aos estudantes novas compreensões do mundo, dos outros e de si mesmos.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias