DIFERENTES MODOS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES: DESAFIOS PARA O DIÁLOGO ENTRE EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E OS SABERES ESCOLARES

Autores

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL)

Resumo

Este artigo apresenta aspectos dos desafios para o diálogo entre os saberes escolares e as experiências dos estudantes. Recorre aos estudos sobre a relação com o saber (Charlot; Bautier; Rochex, 1992; Charlot, 2001, 2005); sobre os saberes cotidianos e os saberes não cotidianos (Heller, 1987; Duarte, 2001); sobre o conceito de “conhecimento tácito” (Polanyi apud Scott, 1995); sobre as diferentes inteligências (Biarnès, 1999), sobre os conceitos de secundarização e reconfiguração dos saberes (Rochex e Bautier, 2004). Tais estudos se aproximam por reconhecer a existência de modos diferentes de apropriação dos saberes em nossa sociedade e a responsabilidade da escola se pretende contribuir para propiciar aos estudantes novas compreensões do mundo, dos outros e de si mesmos.

Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (CEDU-UFAL)

Prof. Adjunto do Centro de Educação (UFAL), integrante do Mestrado em Educação Brasileira na mesma instituição, doutora em Educação, Didática pela FEUSP, com parte do doutorado na Universidade Paris XIII, coordenadora do grupo de pesquisa "Juventudes, culturas e formação"

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Publicado

13-12-2013

Como Citar

Reis, R. (2013). DIFERENTES MODOS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES: DESAFIOS PARA O DIÁLOGO ENTRE EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E OS SABERES ESCOLARES. Revista Teias, 14(33), 16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24372

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua