OS SABERES MÁGICOS DO INÍCIO DA MODERNIDADE

Autores

  • Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Junto ao capítulo “A prosa do mundo”, escrito por Michel Foucault em As palavras e as coisas, o presente texto traça um panorama dos saberes alquímicos do século XVI. Nesta época, onde as distinções entre Arte, Ciência e Filosofia ainda não haviam sido feitas, pode-se extrair enunciados que dão a compreender o conhecimento situado no limiar entre os tempos modernos e as antigas tradições. O que atualmente entende-se como “pensamento mágico” remete aos signos presentes nas variedades de coisas existentes, os quais o sábio tinha como tarefa decifrar. Ainda que funcionasse sobre estreitas relações analógicas entre os astros celestiais e os seres terrestres, num sistema de convenções que colocava assinaturas planetárias nos humores humanos e nos reinos naturais, desvendar o que se entendia como uma Grande Obra de caráter cósmico, impressa na idéia de um “livro do mundo”, é o mote para os compêndios renascentistas que antecedem à Enciclopédia e ao que se definiu como Ciências Naturais. Essa breve incursão mostra uma perspectiva estética para se compreender o mundo e extrair de seus elementos ao invés de postulados, puras sensações.

Biografia do Autor

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da área de Didática das Artes do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, onde atua como supervisora de Estágio de Docência do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do qual é membro da Comissão de Graduação, coordenando o sub-projeto ligado a este curso para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(CAPES). Na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha Filosofia da Diferença junto ao grupo DIF: artistagens, fabulações e variações (CNPq). Coordena a pesquisa Paixões da Diferença, desenvolvida com a ecosofia de Guattari e o perspectivismo de Nietzsche.

Downloads

Publicado

13-12-2013

Como Citar

Zordan, P. B. M. B. G. (2013). OS SABERES MÁGICOS DO INÍCIO DA MODERNIDADE. Revista Teias, 14(33), 11. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24370

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua