O PROFESSOR COMO ARQUITETO DA PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE
Resumo
Resumo
Num cenário de reformas transnacionais que colocam em causa a autonomia docente e a construção de pedagogias emancipatórias na universidade, e face ao estatuto menor do ensino no meio académico, importa reforçar o papel do professor como arquiteto da pedagogia. Defende-se um maior protagonismo dos professores no desenvolvimento de movimentos contra-hegemónicos de mudança profunda da pedagogia, que implicam a construção de uma educação mais humanista e democrática, mas também a reconfiguração da profissionalidade docente e do estatuto da pedagogia. Em particular, importará constituir comunidades profissionais no seio das quais a investigação é colocada ao serviço do ensino e do desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: universidade, professor, pedagogia, mudança profunda
Num cenário de reformas transnacionais que colocam em causa a autonomia docente e a construção de pedagogias emancipatórias na universidade, e face ao estatuto menor do ensino no meio académico, importa reforçar o papel do professor como arquiteto da pedagogia. Defende-se um maior protagonismo dos professores no desenvolvimento de movimentos contra-hegemónicos de mudança profunda da pedagogia, que implicam a construção de uma educação mais humanista e democrática, mas também a reconfiguração da profissionalidade docente e do estatuto da pedagogia. Em particular, importará constituir comunidades profissionais no seio das quais a investigação é colocada ao serviço do ensino e do desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: universidade, professor, pedagogia, mudança profunda
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias