Os sentidos do conhecimento para sujeitos em situação de privação de liberdade
Resumo
O artigo resulta de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo realizar um diálogo entre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, com enfoque na educação prisional no Estado de São Paulo, e o cotidiano em uma das instituições prisionais deste estado. As Diretrizes, divulgadas no ano de 2010, visam orientar as ações educacionais dentro dos estabelecimentos penitenciários em cada Estado da federação. A partir de entrevistas com presos que cumpriram pena em diferentes tipos de instituições, ou seja, desde Penitenciárias até Centros de Ressocialização, mergulharemos no cotidiano prisional e mais especificamente nos sentidos que atribuem ao que consideram que seja ensinado na escola em funcionamento no cárcere.
Palavras-chave: currículo, educação prisional, cotidiano escolar, conhecimento.
Palavras-chave: currículo, educação prisional, cotidiano escolar, conhecimento.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias