Os sentidos do conhecimento para sujeitos em situação de privação de liberdade

Autores

  • Cátia Alvisi UNICAMP- Faculdade de Educação
  • Dirce Zan

Resumo

O artigo resulta de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo realizar um diálogo entre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, com enfoque na educação prisional no Estado de São Paulo, e o cotidiano em uma das instituições prisionais deste estado. As Diretrizes, divulgadas no ano de 2010, visam orientar as ações educacionais dentro dos estabelecimentos penitenciários em cada Estado da federação. A partir de entrevistas com presos que cumpriram pena em diferentes tipos de instituições, ou seja, desde Penitenciárias até Centros de Ressocialização, mergulharemos no cotidiano prisional e mais especificamente nos sentidos que atribuem ao que consideram que seja ensinado na escola em funcionamento no cárcere. Palavras-chave: currículo, educação prisional, cotidiano escolar, conhecimento.

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Publicado

09-12-2013

Como Citar

Alvisi, C., & Zan, D. (2013). Os sentidos do conhecimento para sujeitos em situação de privação de liberdade. Revista Teias, 14(33), 15. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24365

Edição

Seção

Em Pauta