PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS CURRICULARES: CONTEÚDOS SELECIONADOS E SILENCIADOS

Michele Guerreiro Ferreira, Janssen Felipe da Silva

Resumo


Resumo: Baseado nos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005, 2011; WALSH, 2008; SARTORELLO, 2009), apresentamos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEDUC/CAA/UFPE), ao questionarmos a presença da herança colonial nos currículos escolares. Utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2004; VALA, 1990) para analisar os dados coletados/produzidos nas entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2010) e nos questionários aplicados. O objetivo deste artigo é mostrar os conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana presentes nas práticas curriculares do(a)s professore(a)s e discutirmos os limites e as possibilidades abertas para a decolonização dos currículos e a construção da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Palavras-chave: práticas curriculares; relações étnico-raciais; currículos colonizados; decolonialidade.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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