ROTEIRIZANDO A FALA E A AÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA PERFORMANCE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Universidade Tiradentes
  • Danilo Maciel Machado Universidade Tiradentes

Resumo

Neste artigo buscamos desvelar a necessidade de um perfil específico de professor para a modalidade de ensino a distânica (EaD), pois tal qual a modalidade presencial, ela exige características que vão além do saber e do conhecer o que se ensina, distinta do ensino presencial dadas as condições que lhe são próprias. O objeto de análise neste artigo foram as experiências de dois docentes na modalidade EaD da Universidade Tiradentes, imbuidos da real necessidade de entender e atuar no campo. Analisamos nossas práticas a luz da cibercultura, bem como de nossos próprios processos formativos, o que inclui, em especial, a compreensão de uma universidade mitidiatizada, da performance como linguagem e das ações multilinguísticas construídas e dadas a ler, o que nos leva a conclui que a modalidade EaD demanda um professor-autor-ator-mediador.

Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes

Graduada em Ciências Sociais, mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Educaçao a distância da Universidade Tiradentes.

Danilo Maciel Machado, Universidade Tiradentes

Graduado em Letras Português – Espanhol (FURG). Mestrado em História da Literatura (FURG). Professor do Núcleo de Educação a distância da Universidade Tiradentes. (Curso de Letras Português/Espanhol da UNIT EAD)

Downloads

Publicado

13-12-2013

Como Citar

Navarro Barreto, R. A. D., & Machado, D. M. (2013). ROTEIRIZANDO A FALA E A AÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA PERFORMANCE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Teias, 14(34), 13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24353

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua