UM DISCURSO ENTRE O PARADIGMA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

Autores

  • Rafael de Jesus Santana Universidade Federal de Sergipe
  • SAMÍSIA MARIA FERNANDES MACHADO Universidade Federal de Sergipe
  • MARIA NEIDE SOBRAL Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os paradigmas educacionais, com ênfase na formação do professor de Química. Para tanto, fizemos algumas aproximações importantes entre o paradigma educacional e o ensino de Química, visando contribuir para o aprofundamento de questões sobre as práticas pedagógicas. Essas aproximações foram realizadas à luz de alguns teóricos, dos quais destacamos: Bachelard (1996), Thomas Kuhn (2009), Moraes (1997), Capra (2002), Boaventura (2003), Maldaner (2006), Chassot (2004), Lopes (2007), dentre outros. Consideramos que os novos paradigmas impõem uma nova postura no ensino presencial e aponta uma nova tendência do ensino a distância em apresentar oportunidades melhores de práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Rafael de Jesus Santana, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Química (UFS), Especialista em Didática e Metodologia para o Ensino Superior (FSLF), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFS), Coordenador de Disciplina à Distância do Curso de Química, CESAD/UFS.

SAMÍSIA MARIA FERNANDES MACHADO, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Química, professora do Departamento de Química da UFS.

MARIA NEIDE SOBRAL, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (UFRN) e professora do Departamento de Educação da UFS.

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Santana, R. de J., MACHADO, S. M. F., & SOBRAL, M. N. (2013). UM DISCURSO ENTRE O PARADIGMA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Revista Teias, 14(31), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24335

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua