A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E O RECURSO METODOLÓGICO DAS NARRATIVAS: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Sônia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Clarice Simão Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

RESUMO: O propósito deste trabalho é discutir a pesquisa em educação e o uso das narrativas como recurso metodológico. Inicialmente, apresentamos algumas considerações referentes à produção científica e a pesquisa educacional no Brasil. Indicamos as narrativas como recurso metodológico possível nas pesquisas, observando que estas acompanham a história humana, estando presentes nas relações sociais, em diferentes tempos e contextos. Utilizamos como ilustração alguns elementos do filme Narradores de Javé, e apontamos alguns limites e possibilidades do uso das narrativas nas pesquisas em educação, tomando como referencial a Teoria Histórico-Cultural. Diante das considerações apresentadas neste trabalho, parece-nos pertinente afirmar a contribuição das narrativas na investigação científica.

Biografia do Autor

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pedagoga e Psicóloga, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Pós Doutora em Educação - UNICAMP/SP, LISBOA, ALCALÁ. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação da UFMS.

Clarice Simão Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Pedagoga, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação da UFMS.

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

Urt, S. da C., & Pereira, C. S. (2013). A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E O RECURSO METODOLÓGICO DAS NARRATIVAS: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Teias, 14(31), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24331

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua