PESQUISA ENQUANTO INTERVENÇÃO, TRADUÇÃO, COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: nuances da interação verbal pesquisador-pesquisado
Resumo
A pesquisa, entendida como tudo o que vem antes e depois do campo, com tempos e lugares cujas relações estabelecidas possuem formatos e intenções diferentes, precisa ser problematizada. Assim, buscando conciliar dialogismo e alteridade, partiu-se das contribuições da abordagem sócio-histórica pautada no Materialismo histórico-dialético, no intuito de pensar possibilidades de caminhos e de procedimentos teóricos e metodológicos. Objetivamos neste texto, a partir de um recorte de pesquisa de campo realizada com jovens do ProJovem Trabalhador no município de Patos-Paraíba, discutir o fazer e viver pesquisa, em suas diferentes etapas, enquanto um ato de intervenção, tradução, compreensão e construção na interação verbal estabelecida entre pesquisador-pesquisado. Considera-se, pois, que sempre é momento e tempo de re-aprender e re-significar aspectos da pesquisa, mesmo aqueles naturalizados ou normatizados.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias