Culturas e escolas na Matinha dos Pretos: relações tecidas no cotidiano

Marco Barzano e Maria Cristina Sampaio

Resumo


O presente artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa realizada na comunidade Matinha dos Pretos, na cidade de Feira de Santana/BA, procurando mostrar as relações que se estabelecem entre a comunidade e as escolas. Nosso enfoque foi o currículo do cotidiano que se tece entre os sujeitos praticantes no que se refere ao repertório cultural e aos saberes que circulam nestes espaços. Os enunciados dos sujeitos mostram as culturas potentes e que constituem-se em dispositivos de subjetivação. Reafirmamos que na relação tecida na rede da comunidade e escolas, a dimensão das culturas que são estabelecidas, é muito importante para o conhecimento e saber escolar que li circulam e isto se torna mais importante, ainda, para o enriquecimento do debate das relações étnico-raciais, sobretudo, quando a Lei 10.639/03 é abordada.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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