'TUDO JUNTO E MISTURADO?': A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA NO DIÁLOGO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS

Autores

  • RAQUEL GONÇALVES SALGADO UFMT/Rondonópolis
  • Anabela Rute Kohlmann Ferrarini UFMT/Rondonópolis
  • Rayany Mayara Dal Prá UFMT/Rondonópolis
  • Rayssa Karla Dourado Porto UFMT/Rondonópolis

Resumo

O foco deste artigo é discutir as experiências da infância na contemporaneidade numa perspectiva intergeracional. Crianças e adultos participam de grupos de discussão voltados para questões relativas à infância em duas situações distintas: na Brinquedoteca da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis, com crianças da Educação Infantil e suas professoras; e na escola, com crianças do Ensino Fundamental, suas mães e a professora. Evidencia-se a participação das crianças em situações sociais, das quais emergem outras experiências de infância. Por outro lado, entre os adultos, aparece a perplexidade diante da quebra de uma imagem tradicional da infância quando confrontada com experiências e saberes manifestos pelas crianças.

Biografia do Autor

RAQUEL GONÇALVES SALGADO, UFMT/Rondonópolis

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

Anabela Rute Kohlmann Ferrarini, UFMT/Rondonópolis

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

Downloads

Publicado

16-04-2013

Como Citar

SALGADO, R. G., Ferrarini, A. R. K., Dal Prá, R. M., & Porto, R. K. D. (2013). ’TUDO JUNTO E MISTURADO?’: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA NO DIÁLOGO ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS. Revista Teias, 14(31), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24327