REVOLVENDO O PASSADO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS REPERCUSSÕES NA ESCOLA

Autores

  • Maria Fontenele Macedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( UERN)
  • Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

RESUMO O artigo apresenta um breve histórico da trajetória da avaliação educacional, a fim de promover reflexões sobre o acontecer do “ato de avaliar” na escola. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica. Denota que a avaliação educacional iniciou seu percurso na Antiguidade, sendo inaugurada como campo epistemológico por Ralph Tyler na década de 1930, até chegar as discussões sobre a avaliação de massa nos dias de hoje. Como referencial teórico: Manacorda (1989), pelas contribuições dadas à história da educação e Vianna (2000), pelos constructos delineados no campo da avaliação (histórico e modelos avaliativos). A pesquisa torna-se relevante para o campo da educação por permitir vasculhar de forma analítica e reflexiva a história particular e pouco discutida da avaliação educacional. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. História. Educação.

Biografia do Autor

Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ( UERN)

Educação/ Didática, Ética, Avaliação Educacional

Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute - PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.

Downloads

Publicado

18-07-2013

Como Citar

Macedo, M. F., & Lima, A. M. (2013). REVOLVENDO O PASSADO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS REPERCUSSÕES NA ESCOLA. Revista Teias, 14(32), 17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24315