REVOLVENDO O PASSADO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS REPERCUSSÕES NA ESCOLA
Resumo
RESUMO
O artigo apresenta um breve histórico da trajetória da avaliação educacional, a fim de promover reflexões sobre o acontecer do “ato de avaliar” na escola. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica. Denota que a avaliação educacional iniciou seu percurso na Antiguidade, sendo inaugurada como campo epistemológico por Ralph Tyler na década de 1930, até chegar as discussões sobre a avaliação de massa nos dias de hoje. Como referencial teórico: Manacorda (1989), pelas contribuições dadas à história da educação e Vianna (2000), pelos constructos delineados no campo da avaliação (histórico e modelos avaliativos). A pesquisa torna-se relevante para o campo da educação por permitir vasculhar de forma analítica e reflexiva a história particular e pouco discutida da avaliação educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. História. Educação.
O artigo apresenta um breve histórico da trajetória da avaliação educacional, a fim de promover reflexões sobre o acontecer do “ato de avaliar” na escola. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica. Denota que a avaliação educacional iniciou seu percurso na Antiguidade, sendo inaugurada como campo epistemológico por Ralph Tyler na década de 1930, até chegar as discussões sobre a avaliação de massa nos dias de hoje. Como referencial teórico: Manacorda (1989), pelas contribuições dadas à história da educação e Vianna (2000), pelos constructos delineados no campo da avaliação (histórico e modelos avaliativos). A pesquisa torna-se relevante para o campo da educação por permitir vasculhar de forma analítica e reflexiva a história particular e pouco discutida da avaliação educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. História. Educação.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias