RECONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE: PSICANÁLISE E SOCIEDADE

Autores

  • Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta

Resumo

Resumo: Mudanças nas relações sociais nas últimas décadas tem gerado um impacto indisfarçável em todas as esferas da cultura. Fala-se em pós-modernidade (Bauman, 1998), queda das identificações patriarcais; perda do valor social atribuído à autoridade institucional e desautorização docente (Esteve, 1999 e Pereira, 2012). Pretendemos discutir este impacto na docência, através da análise do que vem a ser conhecer em Vigotski, Wallon e Freud, bem como discutir a necessidade de (re)construção do fazer docente na perspectiva das mudanças vigentes. Abordaremos a necessidade de reformulações do vínculo educativo, de modo a proporcionar a aprendizagem da convivência (Nicolescu, 1999) tendo em vista a perda dos referenciais modernos em torno das relações sociais, que balizavam as relações entre professores e alunos.

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Publicado

13-08-2013

Como Citar

Pisetta, M. A. A. de M. (2013). RECONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE: PSICANÁLISE E SOCIEDADE. Revista Teias, 14(32), 10. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24314