EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DO DESERTO

Affonso Henrique Vieira da Costa

Resumo


O trabalho ora proposto procura apresentar uma posição no interior da qual vislumbre o entrelaçamento de educação, filosofia e linguagem para, logo em seguida, pensar em torno da fundamentação da Paideia platônica como começo da desertificação da Terra. Por fim, a partir mesmo do fundamento pensado como o sem fundo, intentará retomar a questão inaugural da filosofia a partir do ocaso que é o ocidente. Com isso, ele pretenderá apreender o processo educativo de maneira criativa e criadora, abrindo mão do fundamento fundado da realidade e lançando-nos no abismo do sem fundo em que o espanto nos joga, de maneira que a pergunta pelo ser da realidade possa novamente ser colocada.

Palavras-chave: educação, filosofia e linguagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional