Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais

Cristina Davilla, Luiz Antonio Batista Leal

Resumo


Este artigo traz no seu escopo uma reflexão acerca da docência universitária, enfocando o problema da formação pedagógica docente e do ensino marcadamente academicista face ao advento da cultura digital. Discute a dicotomia entre as dimensões pedagógica e tecnológica no ensino universitário, o uso massivamente instrumental das tecnologias e o não reconhecimento destas como dimensão reestruturadora das relações sociais, comunicacionais e, por conseguinte, pedagógicas. Como esteio traz a experiência de práticas pedagógicas, no ensino universitário, com uso de metáforas lúdicas mediado pelas tecnologias digitais, particularmente acentuando-se o uso do blog como ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades pedagógicas na formação de professores. Como referencial teórico pode-se citar: CUNHA, 1998; VEIGA, 2002, 2008; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002; NOVOA, 2002; GARCIA, 1999; ZABALZA, 2004; HUIZINGA, 2004; SILVA, 2006; SANTOS, 2012; TARDIF, 2002. Como principais resultados, apresenta a experiência educativa no contexto universitário mediado pelas tecnologias digitais, apostando nesta mediação como potencializadora de aprendizagens significativas e na formação de professores criativos, partícipes de uma outra epistemologia pedagógica apoiada em práticas contextualizadas e no compartilhamento de saberes.

Palavras-chave: Docência universitária; cultura digital; metáfora lúdica; formação de professores.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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