Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais

Autores

  • Cristina Davilla UFBA
  • Luiz Antonio Batista Leal UFBA

Resumo

Este artigo traz no seu escopo uma reflexão acerca da docência universitária, enfocando o problema da formação pedagógica docente e do ensino marcadamente academicista face ao advento da cultura digital. Discute a dicotomia entre as dimensões pedagógica e tecnológica no ensino universitário, o uso massivamente instrumental das tecnologias e o não reconhecimento destas como dimensão reestruturadora das relações sociais, comunicacionais e, por conseguinte, pedagógicas. Como esteio traz a experiência de práticas pedagógicas, no ensino universitário, com uso de metáforas lúdicas mediado pelas tecnologias digitais, particularmente acentuando-se o uso do blog como ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades pedagógicas na formação de professores. Como referencial teórico pode-se citar: CUNHA, 1998; VEIGA, 2002, 2008; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002; NOVOA, 2002; GARCIA, 1999; ZABALZA, 2004; HUIZINGA, 2004; SILVA, 2006; SANTOS, 2012; TARDIF, 2002. Como principais resultados, apresenta a experiência educativa no contexto universitário mediado pelas tecnologias digitais, apostando nesta mediação como potencializadora de aprendizagens significativas e na formação de professores criativos, partícipes de uma outra epistemologia pedagógica apoiada em práticas contextualizadas e no compartilhamento de saberes. Palavras-chave: Docência universitária; cultura digital; metáfora lúdica; formação de professores.

Biografia do Autor

Cristina Davilla, UFBA

Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Formação de Professores (Universidade de Montreal, Canadá). Professora Associada da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia.

Luiz Antonio Batista Leal, UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Música (Instrumento) pela UFBA, é também educador musical.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Davilla, C., & Leal, L. A. B. (2012). Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais. Revista Teias, 13(30), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24278