A disciplina “Pesquisa em Educação”: exercício teórico para um exercício prático

Autores

  • Siomara Borba Leite Uerj

Resumo

Nos currículos dos cursos dos Programas de Pós-graduação em Educação, é possível encontrar uma disciplina que objetiva a formação para a pesquisa no campo do conhecimento em educação. Considerando essa disciplina, o objetivo desse texto é discutir uma proposta de programa que parta do pressuposto de que a realidade científica é uma construção teórica, sem argumentar que essa proposta é a única e a ideal para a formação do pesquisador. O texto está organizado em torno de três tópicos: um rápido histórico do processo de consolidação institucional da pesquisa como atividade a ser aprendida; o conteúdo da disciplina “Pesquisa em Educação” e uma proposta de programa para a disciplina “Pesquisa em Educação” centrada na defesa do argumento da construção teórica do objeto.

Biografia do Autor

Siomara Borba Leite, Uerj

Profa. Adjunta da Faculdade de Educação. Pesquisa as questões relacionadas à prática da pesquisa no campo de conhecimento da educação.

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Leite, S. B. (2012). A disciplina “Pesquisa em Educação”: exercício teórico para um exercício prático. Revista Teias, 13(27), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24264