A disciplina “Pesquisa em Educação”: exercício teórico para um exercício prático

Siomara Borba Leite

Resumo


Nos currículos dos cursos dos Programas de Pós-graduação em Educação, é possível encontrar uma disciplina que objetiva a formação para a pesquisa no campo do conhecimento em educação. Considerando essa disciplina, o objetivo desse texto é discutir uma proposta de programa que parta do pressuposto de que a realidade científica é uma construção teórica, sem argumentar que essa proposta é a única e a ideal para a formação do pesquisador. O texto está organizado em torno de três tópicos: um rápido histórico do processo de consolidação institucional da pesquisa como atividade a ser aprendida; o conteúdo da disciplina “Pesquisa em Educação” e uma proposta de programa para a disciplina “Pesquisa em Educação” centrada na defesa do argumento da construção teórica do objeto.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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