A disciplina “Pesquisa em Educação”: exercício teórico para um exercício prático
Resumo
Nos currículos dos cursos dos Programas de Pós-graduação em Educação, é possível encontrar uma disciplina que objetiva a formação para a pesquisa no campo do conhecimento em educação. Considerando essa disciplina, o objetivo desse texto é discutir uma proposta de programa que parta do pressuposto de que a realidade científica é uma construção teórica, sem argumentar que essa proposta é a única e a ideal para a formação do pesquisador. O texto está organizado em torno de três tópicos: um rápido histórico do processo de consolidação institucional da pesquisa como atividade a ser aprendida; o conteúdo da disciplina “Pesquisa em Educação” e uma proposta de programa para a disciplina “Pesquisa em Educação” centrada na defesa do argumento da construção teórica do objeto.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
LEITE, Siomara Borba. A disciplina “Pesquisa em Educação”: exercício teórico para um exercício prático. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 20 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24264. Acesso em: 8 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.