PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: multirregulações e a influência das avaliações em larga escala

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O texto tem como principal finalidade debater acerca das multirregulações a que os currículos escolares estão submetidos no quadro das reformas do Estado. Partindo da elucidação do conceito em Barroso (2003, 2004, 2005), procura demonstrar como diferentes formas de regulação dos currículos escolares operam no âmbito das políticas educacionais. Com base numa investigação acerca das avaliações em larga escala, evidencia a influência que os exames externos e padronizados vêm exercendo na construção de propostas curriculares no contexto de implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos. Para finalizar, põe em evidência as contradições de uma forma de controle que atua na perspectiva de construção de um currículo nacional. Palavras-chave: Regulação, currículo, Ensino Fundamental de Nove Anos

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UFSC. Professora do Programa de P-os-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, na linha "Educação, políticas públicas e cidadania". Pesquisadora do Programa Observatório da Educação - CAPES/CNPq.

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Schneider, M. P. (2012). PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: multirregulações e a influência das avaliações em larga escala. Revista Teias, 13(27), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24259