Os jovens do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos: suas vozes e experiências em meio ao ensino noturno em análise

Autores

  • Mírian Carvalho de Araujo Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Silvia Alicia Martinez

Resumo

O ensino médio regular noturno e a educação de jovens e adultos (EJA) trazem semelhanças e desafios às políticas públicas. Numa pesquisa de cunho qualitativo buscou-se levantar a “realidade” dessas duas modalidades tomando como ponto de partida uma escola da rede pública estadual no município de Campos dos Goytacazes-RJ, observando a ocupação do “espaço” da EJA e do regular entre os jovens. Suas falas expressam a escolha pelo regular ou EJA, o sentido de ser aluno no noturno, a expectativa numa educação de formação geral básica, além das (des) vantagens contidas numa e outra modalidade. A redução da oferta e o anunciado esvaziamento deste segmento assinalam gradativa substituição do regular pela EJA no cumprimento da educação básica, e o ensino técnico como alvo na formação desses jovens. Palavras-chave: ensino médio regular noturno; educação de jovens e adultos; juventude ABSTRACT Night high school’s regular system bears similarities with the youth and adult’s education (EJA) bring challenges to public policy. Through a qualitative research, it was aimed to raise the "reality" of these two modes by taking as starting point a public school unit of the state public sector located in Goytacazes-RJ municipality, observing the occupation of EJA and regular high school "place" among young people. Their speeches express the choice for the regular or EJA, the sense of being a night school student, the expectation of a elementary and secondary education degree, and their knowledge of advantages and disadvantages of both modes. The reduction of offers and the announced emptying of this segment indicate a gradual replacement of the regular by the EJA in the fulfillment of elementary and secondary education, and the technical education as a goal to these young people. Keywords: night high school’s regular; youth and adult’s education; youth.

Downloads

Publicado

28-12-2011

Como Citar

de Araujo, M. C., & Martinez, S. A. (2011). Os jovens do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos: suas vozes e experiências em meio ao ensino noturno em análise. Revista Teias, 12(26), 32 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24213