Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência

Autores

  • Paulo Carrano UFF

Resumo

O artigo aborda o conceito de juventude destacando o quadro societário contemporâneo em seus processos de individuação das trajetórias sociais. O artigo chama atenção para os limites das abordagens sociológicas que deduzem de maneira imediata e especular o “ser jovem” de sua posição social, desconsiderando a singularidade dos percursos biográficos e escolhas no curso da experiência. Da mesma forma, tecem-se críticas às apropriações pós-estruturalistas que colocam todo o peso na capacidade de agência dos atores na constituição dos modos de vida. Há uma aposta em jogo: escolas e outros territórios educativos das cidades podem se constituir em suportes existenciais para que jovens realizem a transição para a vida adulta em contextos de estímulo à autonomia e convivência democrática. Palavras-chave: Juventude, Escola, Cidade

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Publicado

28-12-2011

Como Citar

Carrano, P. (2011). Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência. Revista Teias, 12(26), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24209