Sociedade de informação: é possível (querer) desconhecer?

Autores

  • Julio Cesar Roitberg Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumo

Resumo: Neste ensaio, proponho, como cenário da observação, as ações tecnocráticas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) refletidas no cotidiano escolar, através da implementação tecnológica junto a pacotes gerenciais. Apresento uma revisão bibliográfica reflexiva dos conceitos de feudalidades técnico-industriais, cosmética desenvolvimentista e a relação entre tecnologia e realização pessoal elencando alguns paradoxos entre tecnocultura e educação, para a aprendizagem colaborativa. Desenvolvo os conceitos do isolacionismo e da subjetividade; das angústias e da plenitude; da tecnologia e da coisificação. Apresento uma leitura do que esconde os discursos da SEEDUC-RJ através da ação comunicativa impregnados de um corpo de valores e significados a serviço de uma ideologia. Palavras-chave: tecnocracia; cotidiano escolar; aprendizagem colaborativa. Society of information: Is it possible (to want) to ignore? Abstract: In this essay, I propose, as the observation scenario, the technocratic actions of State Department of Education of Rio de Janeiro (RJ-SEEDUC) which are reflected daily in schools, by implementing technology along with management packages. I present a thoughtful review of the concepts of technical-industrial feudalism, false social development and relationship between technology and personal realization detailing some paradoxes between technical culture and education, for the collaborative learning. I develop the concepts of isolationism and subjectivity, the anguish and the unity; technology and devaluation of the person e trivialization of the person. I present a reading which hides the discourses of the SEEDUC RJ, through of communicative action impregnated of a body of values and meanings in the service of an ideology. Keywords: Technocracy; school routine, collaborative learning.

Biografia do Autor

Julio Cesar Roitberg, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduação em Letras (UERJ); Especialização em TICs (UAB); Mestrando em Educação (UFRRJ); Pesquisador cadastrado pelo CNPq; Professor da Secretaria Estadual de Educação do RJ.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Roitberg, J. C. (2011). Sociedade de informação: é possível (querer) desconhecer?. Revista Teias, 12(25), 14 p gs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24185