Sociedade de informação: é possível (querer) desconhecer?

Julio Cesar Roitberg

Resumo


Resumo: Neste ensaio, proponho, como cenário da observação, as ações tecnocráticas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) refletidas no cotidiano escolar, através da implementação tecnológica junto a pacotes gerenciais. Apresento uma revisão bibliográfica reflexiva dos conceitos de feudalidades técnico-industriais, cosmética desenvolvimentista e a relação entre tecnologia e realização pessoal elencando alguns paradoxos entre tecnocultura e educação, para a aprendizagem colaborativa. Desenvolvo os conceitos do isolacionismo e da subjetividade; das angústias e da plenitude; da tecnologia e da coisificação. Apresento uma leitura do que esconde os discursos da SEEDUC-RJ através da ação comunicativa impregnados de um corpo de valores e significados a serviço de uma ideologia.

Palavras-chave: tecnocracia; cotidiano escolar; aprendizagem colaborativa.


Society of information: Is it possible (to want) to ignore?

Abstract: In this essay, I propose, as the observation scenario, the technocratic actions of State Department of Education of Rio de Janeiro (RJ-SEEDUC) which are reflected daily in schools, by implementing technology along with management packages. I present a thoughtful review of the concepts of technical-industrial feudalism, false social development and relationship between technology and personal realization detailing some paradoxes between technical culture and education, for the collaborative learning. I develop the concepts of isolationism and subjectivity, the anguish and the unity; technology and devaluation of the person e trivialization of the person. I present a reading which hides the discourses of the SEEDUC RJ, through of communicative action impregnated of a body of values and meanings in the service of an ideology.

Keywords: Technocracy; school routine, collaborative learning.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional