LER E ESCREVER INTERDISCIPLINARMENTE: duas faces da mesma moeda?

Autores

  • Rosângela Veiga Julio Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

As discussões deste trabalho pautam-se na possibilidade de construção de sentidos para os aprendizados, durante o processo de alfabetização, por meio de usos funcionais da linguagem, objetivando promover práticas de leitura e escrita numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa de Iniciação Científica, inserida numa instituição pública de ensino, em Juiz de Fora/MG, programa ações interdisciplinares por meio do trabalho com as professoras-referência, das disciplinas de Educação Física, de Informática e de Projetos. A pertinência da pesquisa-ação estruturada como suporte pedagógico científico aprofunda as reflexões contemporâneas. Assim, defende-se a idéia de que se faz necessário acionar, de maneira interdisciplinar, os conhecimentos das diferentes áreas, frente ao desafio de alfabetizar.

Biografia do Autor

Rosângela Veiga Julio Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação. Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio de aplicação João XXII em Juiz de Fora

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

Ferreira, R. V. J. (2011). LER E ESCREVER INTERDISCIPLINARMENTE: duas faces da mesma moeda?. Revista Teias, 12(25), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24178

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua