Práticas Educativas em Educação Ambiental através do Diálogo Escola-Comunidade
Resumo
Diante dos graves e atuais problemas socioambientais, torna-se imprescindível a inserção da dimensão ambiental na educação, e que nesse trabalho defende-se que seja pautada no diálogo escola-comunidade. Acredita-se ser esta uma via fundamental pela qual cidadão torna-se consciente de seu papel no mundo. Para tanto, é preciso afirmar as metodologias participativas como processos pedagógicos dialógicos, em que se constrói o ambiente educativo na interface escola-comunidade. Objetiva-se assim refletir sobre o espaço da Educação Ambiental no cotidiano escolar, na relação com seus diferentes e diversos atores e na comunidade em que se insere. Desta forma procuramos demarcar uma Educação Ambiental crítica que potencialize a construção de uma sociedade socioambientalmente sustentável, pautada em valores como o respeito à diversidade, a ética, a solidariedade, entre outros que a colocam em movimento contra hegemônico.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Diálogo Escola-Comunidade; Sustentabilidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Diálogo Escola-Comunidade; Sustentabilidade.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias