Práticas Educativas em Educação Ambiental através do Diálogo Escola-Comunidade

Autores

  • Edileuza Dias Queiroz UFRRJ
  • Aline Lima Oliveira UFRRJ
  • Mauro Guimarães UFRRJ

Resumo

Diante dos graves e atuais problemas socioambientais, torna-se imprescindível a inserção da dimensão ambiental na educação, e que nesse trabalho defende-se que seja pautada no diálogo escola-comunidade. Acredita-se ser esta uma via fundamental pela qual cidadão torna-se consciente de seu papel no mundo. Para tanto, é preciso afirmar as metodologias participativas como processos pedagógicos dialógicos, em que se constrói o ambiente educativo na interface escola-comunidade. Objetiva-se assim refletir sobre o espaço da Educação Ambiental no cotidiano escolar, na relação com seus diferentes e diversos atores e na comunidade em que se insere. Desta forma procuramos demarcar uma Educação Ambiental crítica que potencialize a construção de uma sociedade socioambientalmente sustentável, pautada em valores como o respeito à diversidade, a ética, a solidariedade, entre outros que a colocam em movimento contra hegemônico. Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Diálogo Escola-Comunidade; Sustentabilidade.

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

QUEIROZ, Edileuza Dias; OLIVEIRA, Aline Lima; GUIMARÃES, Mauro. Práticas Educativas em Educação Ambiental através do Diálogo Escola-Comunidade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 11 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24175. Acesso em: 11 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua