PRÁTICAS EDUCATIVAS E NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Olivia Matos Oliveira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Resumo: O artigo analisa as historias de vida narradas pelos docentes em ambiente virtual de aprendizagem, avaliando o potencial das narrativas nos processos de autoformação dos sujeitos, fazendo reflexões sobre as interferências advindas do meio digital no processo de construção das suas identidades. Espera-se que esta pesquisa, que adota a abordagem (auto) biográfica, possa contribuir para potencializar a voz do professor e possibilitar alternativas de formação, nas quais os docente são sujeitos da sua própria história e em que não há rupturas entre o pessoal e o profissional. Palavras–chave: pesquisa (auto) biográfica; formação docente; memórias de estudante.

Biografia do Autor

Maria Olivia Matos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1969), mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001), tenho também mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Sou Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Especialista em EAD pela Católica Virtual de Brasília, trabalho com processos formativos a Distância e as tecnologias aplicadas a Educação, atuando principalmente nas àreas de formação de professores para a Educação Infantil e EJA, mídia e mediação pedagógica. Publiquei artigos e escrevi os seguintes livros: Educação de jovens e Adultos na Bahia: Pesquisa e Realidade, com apresentação do professor Dr Joaquín Gaírin de Barcelona, Espanha e organizei o Livro: Educação Tecnologias e Representações Sociais, onde também tenho artigo publicado. Tenho também artigos publicados em eventos locais, regionais e nacionais.

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Matos Oliveira, M. O. (2011). PRÁTICAS EDUCATIVAS E NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Teias, 12(25), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24174

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua