Luzes da instrução: iniciativas particulares de escolarização no século XIX

Autores

  • Aline Morais Limeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

No século XIX a instituição escolar foi forjada e legitimada pelo poder público e pela sociedade, e diversos tipos de escolas e práticas educativas surgiram a partir de iniciativas de particulares e pelas ações do Estado Imperial. A malha particular de ensino, no entanto, alcançou índices mais significativos nas estatísticas que contabilizavam números de colégios e alunos. Neste sentido, é imprescindível para o campo da História da Educação compreender a organização e o funcionamento daquelas experiências. Contribuindo com a tarefa, este estudo reflete acerca de alguns aspectos relacionados ao tema “educação particular”: liberdade de ensino, dados estatísticos, legislação, anúncios e estrutura física de prédios escolares da Corte Imperial

Biografia do Autor

Aline Morais Limeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em História da Educação (UERJ - 2010). Pedagoga(formada pela UERJ/ 2007). Integrante do Nucleo de Ensino e Pesquisa em Historia da Educação (NEPHE / UERJ).Tem experiência na área de pesquisa em Educação, com ênfase nos objetos relacionados a História da Educação Brasileira.

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

Limeira, A. M. (2011). Luzes da instrução: iniciativas particulares de escolarização no século XIX. Revista Teias, 12(25), 22 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24172

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua