Seria possível ensinar as virtudes políticas (Éticas)?

Autores

  • Tarso Mazzotti Universidade Estácio de Sá

Resumo

O dilema ético moderno é posto quando se pretende formar cidadãos autônomos exigindo que respeitem normas heterônimas. Examina-se, aqui, a solução hegeliana mostrando que ela se sustenta na dissociação da noção de Espírito, em que o termo 1 é o Espírito do Povo Oriental, o qual carece das qualidades completas que se encontram no Espírito do Povo Germânico (termo 2), no qual a liberdade é a consciência da necessidade. O artigo sustenta que as justificativas para o ensino da ética em uma sociedade democrática não podem ser nem uma Teologia, como em Hegel, nem argumentos originados das ciências. A incompatibilidade entre a autonomia e heteronomia não se resolve senão quando se a reconhece pela análise retórica das circunstâncias, das decisões e suas prováveis consequências. Palavras-chave: Formação ética; Análise retórica; Hegel.

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Publicado

29-08-2011

Como Citar

Mazzotti, T. (2011). Seria possível ensinar as virtudes políticas (Éticas)?. Revista Teias, 12(25), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24169