A COMPREENSÃO DA ÉTICA COMPLEXA: DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NUM MUNDO PLANETÁRIO

Celso José Martinazzo

Resumo


O presente texto traz reflexões acerca da temática da ética e suas implicações na educação escolar sob o viés da complexidade. A ética reveste-se de um sentido mais aberto, amplo e fecundo quando compreendida numa perspectiva da complexidade, pois esse paradigma contempla as múltiplas dimensões do cosmos, do indivíduo, da espécie e da sociedade. A ética necessária é, segundo Morin, a ética complexa que emerge da consciência da condição humana no universo e na trindade indivíduo/espécie/sociedade. A ética compreendida sob o ponto de vista da complexidade pode levar o ser humano, bem como toda a humanidade, a pensar e agir segundo os princípios da compreensão e solidariedade. Morin defende que o desenvolvimento de uma ética complexa pressupõe e possibilita uma verdadeira reforma do nosso modo de pensar e, por conseguinte, da educação escolar.

Palavras-chave: Ética, complexidade, educação escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional