SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento

Tais Nascarella Ramos

Resumo


Este trabalho foi efetivado a fim de desvelar a prática pedagógica das educadoras atuantes no Projeto Sementinha, da cidade de Santo André / SP, objetivando avaliar a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada.
Ao dissertarmos sobre os três temas que regem este estudo – educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada – versamos sobre os resultados obtidos estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Para sanar esta problemática, foram efetivadas: uma pesquisa empírica no projeto; entrevistas com a ex secretária de educação, que o implantou na cidade, e com os coordenadores gerais e um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do projeto no município de Curvelo / MG. Ao concluirmos este trabalho, pudemos identificar que o projeto contribui para formação letrada das crianças, de forma a colaborar para o ingresso delas na educação formal. A atuação das educadoras corrobora para que as crianças desenvolvam a criticidade, tornando-as capazes de atuar frente à comunidade na qual se inserem, proporcionando o desenvolvimento da cidadania por meio das discussões realizadas nas rodas, o que viabiliza a compreensão sobre a importância de ser um cidadão letrado.
Palavras-chave: formação de educadoras – educação não-formal – alfabetização letrada – educadoras leigas – práticas pedagógicas sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional