SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
Resumo
Este trabalho foi efetivado a fim de desvelar a prática pedagógica das educadoras atuantes no Projeto Sementinha, da cidade de Santo André / SP, objetivando avaliar a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao dissertarmos sobre os três temas que regem este estudo – educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada – versamos sobre os resultados obtidos estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Para sanar esta problemática, foram efetivadas: uma pesquisa empírica no projeto; entrevistas com a ex secretária de educação, que o implantou na cidade, e com os coordenadores gerais e um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do projeto no município de Curvelo / MG. Ao concluirmos este trabalho, pudemos identificar que o projeto contribui para formação letrada das crianças, de forma a colaborar para o ingresso delas na educação formal. A atuação das educadoras corrobora para que as crianças desenvolvam a criticidade, tornando-as capazes de atuar frente à comunidade na qual se inserem, proporcionando o desenvolvimento da cidadania por meio das discussões realizadas nas rodas, o que viabiliza a compreensão sobre a importância de ser um cidadão letrado. Palavras-chave: formação de educadoras – educação não-formal – alfabetização letrada – educadoras leigas – práticas pedagógicas sociais.Downloads
Publicado
26-08-2011
Como Citar
RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 12 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24166. Acesso em: 18 mar. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.