RECONCEPTUALIZANDO O PARADOXO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS: UMA ABORDAGEM PÓS-MODERNA
Resumo
Uma revisão das correntes políticas e práticas educacionais indica um paradoxo na implementação das políticas. Os resultados das políticas quase sempre diferem significativamente dos objetivos pretendidos e dos dispositivos promulgados. Este artigo reconceptualiza esse fenômeno relativo às políticas, baseando-se no conceito pós-moderno de política, tanto como “texto” quanto como “discurso” como uma abordagem para entender e desmascarar a confusão e a natureza contestada dos processos das políticas educacionais. A escolha da abordagem se fundamenta em três fatores. Em primeiro lugar, a escolha é fundada na sua eficácia em explicar e legitimar as questões de poder no seio da arena de políticas. Em segundo lugar, a escolha está baseada no potencial da abordagem de integrar teorias sociais e políticas do discurso com abordagens mais linguisticamente orientadas para o estudo das políticas. Em terceiro, a preferência pela abordagem decorre de seu potencial de recorrer à linguagem como recurso para interpretar e/ou analisar questões sociais complexas.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias