RECONCEPTUALIZANDO O PARADOXO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS: UMA ABORDAGEM PÓS-MODERNA

Autores

  • Hope Nudzor Universidade de Strathclyde

Resumo

Uma revisão das correntes políticas e práticas educacionais indica um paradoxo na implementação das políticas. Os resultados das políticas quase sempre diferem significativamente dos objetivos pretendidos e dos dispositivos promulgados. Este artigo reconceptualiza esse fenômeno relativo às políticas, baseando-se no conceito pós-moderno de política, tanto como “texto” quanto como “discurso” como uma abordagem para entender e desmascarar a confusão e a natureza contestada dos processos das políticas educacionais. A escolha da abordagem se fundamenta em três fatores. Em primeiro lugar, a escolha é fundada na sua eficácia em explicar e legitimar as questões de poder no seio da arena de políticas. Em segundo lugar, a escolha está baseada no potencial da abordagem de integrar teorias sociais e políticas do discurso com abordagens mais linguisticamente orientadas para o estudo das políticas. Em terceiro, a preferência pela abordagem decorre de seu potencial de recorrer à linguagem como recurso para interpretar e/ou analisar questões sociais complexas.

Downloads

Publicado

08-08-2010

Como Citar

Nudzor, H. (2010). RECONCEPTUALIZANDO O PARADOXO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS: UMA ABORDAGEM PÓS-MODERNA. Revista Teias, 11(22), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24121