POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÕES CURRICULARES PELA COMUNIDADE ESCOLAR: O CASO DA DISCIPLINA BIOLOGIA APLICADA

Luisa Dias Brito, Denise de Freitas

Resumo


O artigo traz parte da dissertação “A disciplina Biologia Aplicada: sua produção no contexto das reformas curriculares nacionais do ensino médio” que analisou uma inovação curricular ocorrida através da proposição e implementação de “Disciplinas Aplicadas” no currículo do Ensino Médio. Estas disciplinas, dentre as quais se encontrava a Biologia Aplicada, foram criadas por duas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Rio Claro (São Paulo – Brasil) e compuseram o núcleo diversificado da grade curricular durante o período de 1999-2003. Trata-se aqui da discussão referente ao processo de gênese, criação e implementação da disciplina Biologia Aplicada, utilizando, para tanto, os referenciais teóricos que analisam a construção das políticas públicas educacionais e seus processos de hibridização e recontextualização e referenciais que discutem e tratam do cotidiano escolar.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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