COMUNIDADES EPISTÊMICAS E DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Tânia Maria Lima Beraldo, Ozerina Victor Oliveira

Resumo


COMUNIDADES EPISTÊMICAS E DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Este artigo analisa a atuação de uma comunidade epistêmica na formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. O propósito central é compreender porque há, no interior da própria comunidade epistêmica, reivindicações para definição de outras diretrizes para o referido curso, mesmo após elas serem instituídas pela Resolução CNE/CP Nº. 01/2006. As análises apresentadas remetem ao entendimento de que o fato relaciona-se com as implicações da representação na política. Nota-se que na representação algumas demandas foram silenciadas, mas não sucumbidas. Elas continuam operando como formações discursivas potencialmente capazes de criar novas articulações políticas. Isso faz pensar que um texto curricular é sempre provisório e contingente.
Palavras-chave: Política curricular; Pedagogia; representação


EPISTEMIC COMMUNITIES AND CHALLENGES OF THE REPRESENTATION IN THE CURRICULAR POLICY OF THE COURSE OF PEDAGOGY
Abstrat
This article analyzes the performance of an epistemic community in the formulation of the National Curricular Guidelines for the course of Pedagogy. The main objective is to understand why, within the own epistemic community, there are requests to define other guidelines, for the same course, even after they were established by Resolution CNE/CP N°.01/2006. The presented analyzes lead to the understanding that the fact refers to political implications only. It is observed in the representations that some requests were shutdown, but not eliminated. They continue operating as discursive formations potentially capable to create new political articulations. This leads to our thinking that a curricular text is always provisory and contingent.
Key-words: Curricular politics; Pedagogy; representation.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional