Que "negro" é esse que se narra nos currículos de História?

Carmen Teresa Gabriel, Warley da Costa

Resumo


O presente estudo tem por objetivo problematizar as estratégias culturais que envolvem a fixação de significados de “negro” nos currículos de História a partir da análise da estrutura narrativa dos textos produzidos por alunos do ensino médio. Operamos com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e com a Hermenêutica de Ricoeur, para pensar as políticas de identidade como práticas articulatórias mobilizadas nos jogos de linguagem e do tempo em sistemas discursivos específicos. A análise confirma o valor heurístico do diálogo passível de ser estabelecido entre esses autores para a reflexão sobre os processos de identificação em foco nesse estudo.

Palavras-chave: Currículo de História; Discurso, estrutura narrativa

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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