Que "negro" é esse que se narra nos currículos de História?
Resumo
O presente estudo tem por objetivo problematizar as estratégias culturais que envolvem a fixação de significados de “negro” nos currículos de História a partir da análise da estrutura narrativa dos textos produzidos por alunos do ensino médio. Operamos com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e com a Hermenêutica de Ricoeur, para pensar as políticas de identidade como práticas articulatórias mobilizadas nos jogos de linguagem e do tempo em sistemas discursivos específicos. A análise confirma o valor heurístico do diálogo passível de ser estabelecido entre esses autores para a reflexão sobre os processos de identificação em foco nesse estudo. Palavras-chave: Currículo de História; Discurso, estrutura narrativaDownloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
Gabriel, C. T., & da Costa, W. (2010). Que "negro" é esse que se narra nos currículos de História?. Revista Teias, 11(22), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24117
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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