A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares
Resumo
Este artigo apresenta um panorama da teoria de Basil Bernstein e suas principais contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais e políticas curriculares. Em especial, evidencia-se o conceito de recontextualização do discurso (teoria do dispositivo pedagógico) e suas contribuições para as pesquisa desses referidos campos. O artigo apresenta alguns exemplos de pesquisas que se baseiam na teoria de Bernstein e argumenta que essa teoria possui uma estrutura conceitual forte e uma linguagem de descrição que oferece relevantes e consistentes contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Palavras-chave: Basil Bernstein; Políticas educacionais; Políticas curriculares; Teoria do dispositivo pedagógico.Downloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
Mainardes, J., & Stremel, S. (2010). A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, 11(22), 24 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24114
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Artigos de Demanda Contínua
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