A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares

Autores

  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Silvana Stremel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da teoria de Basil Bernstein e suas principais contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais e políticas curriculares. Em especial, evidencia-se o conceito de recontextualização do discurso (teoria do dispositivo pedagógico) e suas contribuições para as pesquisa desses referidos campos. O artigo apresenta alguns exemplos de pesquisas que se baseiam na teoria de Bernstein e argumenta que essa teoria possui uma estrutura conceitual forte e uma linguagem de descrição que oferece relevantes e consistentes contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Palavras-chave: Basil Bernstein; Políticas educacionais; Políticas curriculares; Teoria do dispositivo pedagógico.

Biografia do Autor

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educacao (Unicamp) Doutor em Educacao (Institute of Education - University of London) Professor do Programa de Pos-Graduacao em Educacao - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Silvana Stremel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestranda em Educacao - Programa de Pos-Graduacao em Educacao Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

08-08-2010

Como Citar

Mainardes, J., & Stremel, S. (2010). A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, 11(22), 24 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24114

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua