TEORIA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO O VÍNCULO ENTRE CULTURA E POLÍTICA
Resumo
Este trabalho interroga os vínculos entre educação e o político, ou seja, a dimensão instituinte da realidade, a partir de uma perspectiva discursiva. Focaliza sobre o processo no qual a educação tornou-se objeto de um consenso (hegemonia) quanto a seu papel constitutivo de uma nova sociabilidade assentada no vocabulário republicano da cidadania ou no vocabulário liberal da competência técnica e autonomia individual. No curso do argumento, exploram-se aspectos e passos analíticos da teoria do discurso associada ao trabalho de Ernesto Laclau, em busca de um outro vocabulário e gramática para a descrição e avaliação dos vínculos mencionados. Para tanto, a noção de cultura e a difundida sensibilidade para o caráter cultural das identidades contemporâneas, são enfatizadas. Buscando situar-se numa zona em que o campo da educação interage com a política, o problema acima apontado se coloca como pertencente à fronteira entre os dois campos, radicando-se neste locus o cerne da reflexão.Downloads
Publicado
12-08-2010
Como Citar
BURITY, Joanildo. TEORIA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO O VÍNCULO ENTRE CULTURA E POLÍTICA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 23 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24113. Acesso em: 19 mar. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.