TEORIA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO O VÍNCULO ENTRE CULTURA E POLÍTICA

Autores

  • Joanildo Burity Escola de Governo e Assuntos Internacionais e do Departamento de Teologia e Religião da Universidade de Durham, Inglaterra. Diretor do Programa Religião e Globalização

Resumo

Este trabalho interroga os vínculos entre educação e o político, ou seja, a dimensão instituinte da realidade, a partir de uma perspectiva discursiva. Focaliza sobre o processo no qual a educação tornou-se objeto de um consenso (hegemonia) quanto a seu papel constitutivo de uma nova sociabilidade assentada no vocabulário republicano da cidadania ou no vocabulário liberal da competência técnica e autonomia individual. No curso do argumento, exploram-se aspectos e passos analíticos da teoria do discurso associada ao trabalho de Ernesto Laclau, em busca de um outro vocabulário e gramática para a descrição e avaliação dos vínculos mencionados. Para tanto, a noção de cultura e a difundida sensibilidade para o caráter cultural das identidades contemporâneas, são enfatizadas. Buscando situar-se numa zona em que o campo da educação interage com a política, o problema acima apontado se coloca como pertencente à fronteira entre os dois campos, radicando-se neste locus o cerne da reflexão.

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Publicado

12-08-2010

Como Citar

Burity, J. (2010). TEORIA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO O VÍNCULO ENTRE CULTURA E POLÍTICA. Revista Teias, 11(22), 23 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24113