EDUCAÇÃO INFANTIL E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO
Resumo
Políticas curriculares recentes, com base numa garantia de direitos à educação das crianças pequenas, ampliam suas possibilidades de acesso a escola, como a expansão do ensino fundamental para nove anos, com a inclusão das crianças de 6 anos nessa etapa da educação básica. Que sentidos isso traz para a discussão da infância? E mais: que infância está sendo considerada? Assim, esse texto debate as ambigüidades desse processo que ao reivindicar direitos desdobra-se em institucionalização da infância. A partir dessa problematização discute-se que garantia de direito a educação não seja reduzida a escolarização, defendendo a elaboração de políticas curriculares tangenciadas por uma concepção de criança como sujeito da/na cultura. Palavras-chave: infância – políticas curriculares – escolarização – Educação Infantil – Ensino FundamentalDownloads
Publicado
06-01-2010
Como Citar
FRANGELLA, Rita. EDUCAÇÃO INFANTIL E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: ENTRE A AUTONOMIA E A REGULAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 15 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24081. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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