O UNICEF E AS PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPAÇO/TEMPO

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA

Resumo

Nesse texto, pretende-se operar uma análise das práticas de governo de crianças e adolescentes no espaço/tempo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o aporte de contribuições de Michel Foucault. Busca-se realizar uma analítica histórico-genealógica dos documentos dessa agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), publicados entre 1990 a 2003. As estratégias de gestão da vida são materializadas pelos mecanismos disciplinares e biopolíticos, acionados pelos discursos do UNICEF, organizados pela gerência do espaço e do tempo dos corpos de crianças e adolescentes. Palavras-chave: crianças, adolescentes, espaço, tempo, práticas de governo do UNICEF.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

Professora adjunta, DE, de psicologia social/IFCH/UFPA. Graduada em Psicologia/UNESP, Mestre em Psicologia/UNESP, Doutora em História/UNESP.

Downloads

Publicado

30-12-2009

Como Citar

Lemos, F. C. S. (2009). O UNICEF E AS PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPAÇO/TEMPO. Revista Teias, 10(20), 19 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24078