(IN)DEFININDO O ESPAÇO DA INFÂNCIA

Autores

  • Renata L. B. Flores ProPEd UERJ
  • Cláudio Rezende Ribeiro Universidade Cândido Mendes - Campos dos Goytacazes

Resumo

O presente trabalho tem como ponto de partida uma abordagem disciplinar dialógica entre o campo da Educação e o do Urbanismo tomando como ponto de referência a relação existente entre o mundo adulto e a infância. A partir de uma abordagem crítica da construção do conceito de infância, delimita-se uma interseção teórica de como este mundo negará também a criança a partir da produção de seu espaço e, mais especificamente, do espaço produzido nas cidades brasileiras contemporâneas. Questiona-se, como situação limite, os discursos proferidos em favor do toque de recolher para “menores” que se disseminam em diversas cidades do país pensando na relação deste movimento com a criança, a quem se segue imputando hegemonicamente uma condição heterônoma e tendendo, inclusive, para sua criminalização. Palavras-chave: infância, alteridade e urbanismo.

Biografia do Autor

Renata L. B. Flores, ProPEd UERJ

Mestranda em Educação ProPed/UERJ. Coordenadora de Ensino Fundamental I da Escola Oga Mitá – Rio de Janeiro.

Cláudio Rezende Ribeiro, Universidade Cândido Mendes - Campos dos Goytacazes

Doutor em Urbanismo PROURB/FAU/UFRJ. Professor Adjunto do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes – Campos dos Goytacazes.

Downloads

Publicado

30-12-2009

Como Citar

Flores, R. L. B., & Ribeiro, C. R. (2009). (IN)DEFININDO O ESPAÇO DA INFÂNCIA. Revista Teias, 10(20), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24075