A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Sara Moitinho PUC-RIO

Resumo

A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR Sara Moitinho PUC – Rio* Agência financiadora CNPQ RESUMO O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo conhecer e compreender as relações das crianças negras no cotidiano escolar de uma escola pública do município de Niterói. O principal referencial teórico utilizado foram os estudos sobre multiculturalismo e interculturalismo, assim como as pesquisas realizadas sobre relações étnico-raciais na escola, focando as crianças negras. Para a análise do estudo etnográfico, foram utilizados autores do campo da antropologia e dos estudos sobre sociologia da infância e da criança. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo e inspiração etnográfica, foi realizada no primeiro semestre de 2008. Palavras-chave Crianças negras; Perspectiva Multi / Intercultural; Relações étnico- raciais e Cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

30-12-2009

Como Citar

Moitinho, S. (2009). A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, 10(20), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24074