A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR Sara Moitinho PUC – Rio* Agência financiadora CNPQ RESUMO O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo conhecer e compreender as relações das crianças negras no cotidiano escolar de uma escola pública do município de Niterói. O principal referencial teórico utilizado foram os estudos sobre multiculturalismo e interculturalismo, assim como as pesquisas realizadas sobre relações étnico-raciais na escola, focando as crianças negras. Para a análise do estudo etnográfico, foram utilizados autores do campo da antropologia e dos estudos sobre sociologia da infância e da criança. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo e inspiração etnográfica, foi realizada no primeiro semestre de 2008. Palavras-chave Crianças negras; Perspectiva Multi / Intercultural; Relações étnico- raciais e Cotidiano escolar.Downloads
Publicado
30-12-2009
Como Citar
MOITINHO, Sara. A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 21 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24074. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.