INCLUSÃO E O PROCESSO DE NOMEAÇÃO: A TERCEIRA MARGEM PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS GRAVES DO DESENVOLVIMENTO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo repensar o processo educativo, no que se refere à inclusão de alunos com transtornos graves do desenvolvimento, partindo do que denominamos “nomeação”. O conceito apoiado na teoria de Winnicott entende os processos de nomeações como reordenações do campo simbólico e que possibilitariam um reordenamento interno desses sujeitos. O artigo coloca a escola como uma das possibilidades de criação de novas significações a esses alunos, através da interação escola-aluno. A escola, através das práticas de ensino, poderá buscar uma nova construção do papel social e educativo com a escolarização desse aluno. Uma reflexão acerca do papel da escola nos processos inclusivos, da diferença entre escolarização-educação, das considerações acerca das necessidades dos professores e da comunidade escolar indica uma forma diferente de compreender e construir pontes para a inserção efetiva desses sujeitos no universo escolar.Downloads
Publicado
30-06-2009
Como Citar
GARCIA JÚNIOR, Carlos Alberto Severo; BRIDI FILHO, César Augusto Nunes. INCLUSÃO E O PROCESSO DE NOMEAÇÃO: A TERCEIRA MARGEM PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS GRAVES DO DESENVOLVIMENTO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 9 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24063. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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