HIBRIDISMO E AMBIVALÊNCIA NA ANÁLISE DE POLÍTICA DE CURRÍCULO: LUTAS POR SIGNIFICAÇÃO

Autores

  • Edna Abreu Barreto Universidade Federal do Pará

Resumo

Visando superar leituras deterministas acerca do fenômeno da globalização, procuro discutir as políticas de currículo considerando as tensões entre global-local no contexto do mundo globalizado. Ao discutir os conceitos de hibridismo e ambivalência como possibilidades de interpretação não verticalizada dos discursos da política curricular, objetivo contribuir com a superação de concepções lineares na análise de políticas de currículo, buscando compreender os sentidos e significados produzidos nesse processo “impuro” de produção de textos curriculares. Compreendo, finalmente, que o caráter indeterminado que marca as políticas curriculares pode ampliar as possibilidades de análise, considerando a pluralidade dos processos que envolvem sua produção.

Biografia do Autor

Edna Abreu Barreto, Universidade Federal do Pará

Doutora em educação pela UFF. Professora da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

30-06-2009

Como Citar

Barreto, E. A. (2009). HIBRIDISMO E AMBIVALÊNCIA NA ANÁLISE DE POLÍTICA DE CURRÍCULO: LUTAS POR SIGNIFICAÇÃO. Revista Teias, 10(19), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24061