O ORKUT E AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES

Autores

  • Antonio Alvaro Soares Zuin UFSCar

Resumo

Sabe-se que os alunos, por conta do receio de sofrerem retaliações, freqüentemente reprimem o ódio em relação ao professor. Mas, será que tal repressão implica no desaparecimento destes sentimentos ambivalentes? O objetivo deste artigo é argumentar que os alunos encontram novas formas para expor tais sentimentos. Após a realização de pesquisas no sitio de comunidades virtuais Orkut, cujos dados foram analisados à luz de categorias elaboradas principalmente por Freud, Adorno e Nietzsche, conclui-se que o Orkut é um dos principais “espaços” utilizados pelo corpo discente para poder objetivar suas representações aversivas e afetivas com relação a seus professores.

Biografia do Autor

Antonio Alvaro Soares Zuin, UFSCar

Professor-Associado do PPGE e do Dep. de Educação da UFSCar. Bolisista CNPq1D, Assessor Fapesp e coordenador do GEP: "Teoria Crítica e Educação- UFSCar".

Downloads

Publicado

01-07-2009

Como Citar

Zuin, A. A. S. (2009). O ORKUT E AS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES. Revista Teias, 10(19), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24059