A PESQUISA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESPAÇO EDUCATIVO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS

Maria Teresa Assunção Freitas

Resumo


Neste texto discute-se como a pesquisa nas ciências humanas a partir da perspectiva histórico-cultural pode se constituir como um espaço educativo no qual se desenvolvem diferentes processos de comunicação. Para tal focaliza-se o pensamento teórico de Vygotsky e Bakhtin trazendo suas contribuições em relação às especificidades da pesquisa para as ciências humanas. Dialogando com os sentidos construídos por estes autores em relação aos conceitos de descrição e explicação empreende-se uma discussão sobre pesquisa-intervenção no interior da perspectiva histórico-cultural. Essa discussão toma por base as experiências investigativas de um grupo de pesquisa da área da educação que tem a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico-metodológico.

Palavras-chave: pesquisa nas ciências humanas; abordagem histórico cultural; pesquisa-intervenção

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

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