SUJEITOS, ESPAÇOS EDUCATIVOS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE BAKHTIN
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a constituição de sujeitos, linguagem e conhecimento, com base na filosofia da linguagem de Bakhtin, na perspectiva de problematizar a organização de espaços educativos e processos de ensino-aprendizagem. Alguns aspectos e categorias da filosofia da linguagem de Bakhtin são apresentados para discutir a concepção de sujeito, linguagem e conhecimento do autor. Em seguida, reflito sobre a constituição de espaços educativos e processos de ensino-aprendizagem, trazendo essa discussão para a atualidade. A intervenção na educação brasileira de propostas de organismos internacionais é ilustrada e criticada. Dando continuidade à reflexão, procuro apontar indícios de caminhos para a construção de escolas que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Palavras-chave: sujeitos, espaços educativos, Bakhtin.Downloads
Publicado
02-07-2009
Como Citar
GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. SUJEITOS, ESPAÇOS EDUCATIVOS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE BAKHTIN. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 9 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24056. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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