SUJEITOS, ESPAÇOS EDUCATIVOS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE BAKHTIN

Autores

  • Cecilia Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a constituição de sujeitos, linguagem e conhecimento, com base na filosofia da linguagem de Bakhtin, na perspectiva de problematizar a organização de espaços educativos e processos de ensino-aprendizagem. Alguns aspectos e categorias da filosofia da linguagem de Bakhtin são apresentados para discutir a concepção de sujeito, linguagem e conhecimento do autor. Em seguida, reflito sobre a constituição de espaços educativos e processos de ensino-aprendizagem, trazendo essa discussão para a atualidade. A intervenção na educação brasileira de propostas de organismos internacionais é ilustrada e criticada. Dando continuidade à reflexão, procuro apontar indícios de caminhos para a construção de escolas que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Palavras-chave: sujeitos, espaços educativos, Bakhtin.

Biografia do Autor

Cecilia Maria Aldigueri Goulart, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo de pesquisa: Linguagem, cultura e práticas educativas.

Downloads

Publicado

02-07-2009

Como Citar

Goulart, C. M. A. (2009). SUJEITOS, ESPAÇOS EDUCATIVOS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE BAKHTIN. Revista Teias, 10(19), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24056