ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO É UM DIREITO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA É UM CAMINHO

Autores

  • Carolina Rizzotto Schirmer UERJ

Resumo

O termo Comunicação Alternativa/Ampliada (CAA) é usado para definir as outras formas de comunicação que substituem, ampliam ou suplementam as funções da fala definitiva ou provisoriamente e envolve o uso de gestos manuais, expressões faciais e signos gráficos. A opção pelo uso de um sistema de CAA pode afetar significativamente a vida de seus usuários, pessoas incapazes de oralizar, principalmente quando pensamos na inclusão escolar desse sujeito. Nesse artigo busca-se trazer elementos que possibilitem ao leitor compreender o que é e qual a importância da CAA para os alunos com deficiência que nao tem a possibilidade de fala articulada. Para isso, abordamos temas como Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e a legislação brasileira de forma que esses conhecimentos possibilitem o entendimento e a relevância da questão.

Biografia do Autor

Carolina Rizzotto Schirmer, UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da International Society for Augmentative and Altenative Communication – ISAAC. Bolsista de doutorado da FAPERJ.

Publicado

14-01-2009

Como Citar

Schirmer, C. R. (2009). ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO É UM DIREITO - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA É UM CAMINHO. Revista Teias, 9(18), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24039