“NÃO MATE AULA MATE PROFESSORES”: O ORKUT E A VIDA ESCOLAR
Resumo
Este trabalho pretende investigar o Orkut – rede social construída virtualmente – e, em particular, os centros de discussões (Comunidades) promovidos por tal rede e escolhidos por mostrarem de forma negativa os professores e a escola. O estudo procura contribuir para o campo da Educação e das novas tecnologias. A análise é feita através de algumas Comunidades do Orkut, observando os registros escritos pelos alunos a respeito de professores e do ensino em geral. O objetivo da pesquisa é propor aos educadores que reflitam – com base nessas informações – sobre como operar com esses materiais que estão circulando neste tipo de mídia, que representa, por assim dizer, a linguagem das novas gerações. O trabalho está direcionado à luz dos Estudos Culturais, um campo de estudos que considera a cultura como central e constitutiva, enfatizando a pedagogia como fenômeno cultural abrangente e complexo. Constatou-se que os recursos que a tecnologia oferece e o modo como ela se institucionaliza estão se tornando mais uma ferramenta ou uma técnica a serviço de uma construção negativa a respeito das narrativas sobre professores e escola. Para a discussão, realizou-se uma interlocução através das diferentes concepções que tomam forma nos estudos contemporâneos envolvendo as temáticas: mídia, escola, novas tecnologias e práticas educativas.
Palavras-chave
Orkut; professor; escola; novas tecnologias.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias