“NÃO MATE AULA MATE PROFESSORES”: O ORKUT E A VIDA ESCOLAR

Autores

  • Leila Mury Bergmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Orkut, professor, escola, novas tecnologias.

Resumo

Este trabalho pretende investigar o Orkut – rede social construída virtualmente – e, em particular, os centros de discussões (Comunidades) promovidos por tal rede e escolhidos por mostrarem de forma negativa os professores e a escola. O estudo procura contribuir para o campo da Educação e das novas tecnologias. A análise é feita através de algumas Comunidades do Orkut, observando os registros escritos pelos alunos a respeito de professores e do ensino em geral. O objetivo da pesquisa é propor aos educadores que reflitam – com base nessas informações – sobre como operar com esses materiais que estão circulando neste tipo de mídia, que representa, por assim dizer, a linguagem das novas gerações. O trabalho está direcionado à luz dos Estudos Culturais, um campo de estudos que considera a cultura como central e constitutiva, enfatizando a pedagogia como fenômeno cultural abrangente e complexo. Constatou-se que os recursos que a tecnologia oferece e o modo como ela se institucionaliza estão se tornando mais uma ferramenta ou uma técnica a serviço de uma construção negativa a respeito das narrativas sobre professores e escola. Para a discussão, realizou-se uma interlocução através das diferentes concepções que tomam forma nos estudos contemporâneos envolvendo as temáticas: mídia, escola, novas tecnologias e práticas educativas.

Biografia do Autor

Leila Mury Bergmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Educação com o projeto "Representações de professores e escola no Orkut".

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Bergmann, L. M. (2007). “NÃO MATE AULA MATE PROFESSORES”: O ORKUT E A VIDA ESCOLAR. Revista Teias, 8(14-15), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24019