INFÂNCIA, ESCOLA E MÍDIA: A(S) CULTURA(S) INFANTIL (IS) EM DISCUSSÃO
Resumo
Este artigo, resultante da dissertação de mestrado intitulada “Professor... as crianças já ligaram a TV... e você?”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, apresenta algumas idéias e problematizações acerca da relação mídia e infância. Entre estas idéias, a compreensão do conceito de infância, a partir de dois autores: Neil Postman (ano) e a obra “O desaparecimento da infância” e Leni Vieira Dornelles (ano) com “Infâncias que nos escapam: das crianças de rua às crianças cyber”. Esses trabalhos nos permitiram refletir sobre os principais elementos que influenciam a infância contemporânea, ressaltando, sobretudo, a mídia televisiva. A hipótese do provável desaparecimento da infância moderna e os indicativos da formação de novas culturas infantis são aqui desenvolvidos. Na última parte do texto apresentamos fotografias, desenhos e registros de falas das crianças de duas classes de educação pré-escolar da cidade de Santa Maria/RS, uma de caráter privado e outra de caráter público, que participaram como sujeitos da pesquisa. Esses registros apontam algumas das novas formas de subjetivação e identificação das crianças contemporâneas, que permeiam suas vidas e seus imaginários, apontando assim a necessidade de (re)pensarmos as práticas educativas dirigidas às crianças.
Palavras-chave
Infância; escola; mídia.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias