INFÂNCIA, ESCOLA E MÍDIA: A(S) CULTURA(S) INFANTIL (IS) EM DISCUSSÃO

Autores

  • Milene dos Santos Figueiredo Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Infância, escola, mídia.

Resumo

Este artigo, resultante da dissertação de mestrado intitulada “Professor... as crianças já ligaram a TV... e você?”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, apresenta algumas idéias e problematizações acerca da relação mídia e infância. Entre estas idéias, a compreensão do conceito de infância, a partir de dois autores: Neil Postman (ano) e a obra “O desaparecimento da infância” e Leni Vieira Dornelles (ano) com “Infâncias que nos escapam: das crianças de rua às crianças cyber”. Esses trabalhos nos permitiram refletir sobre os principais elementos que influenciam a infância contemporânea, ressaltando, sobretudo, a mídia televisiva. A hipótese do provável desaparecimento da infância moderna e os indicativos da formação de novas culturas infantis são aqui desenvolvidos. Na última parte do texto apresentamos fotografias, desenhos e registros de falas das crianças de duas classes de educação pré-escolar da cidade de Santa Maria/RS, uma de caráter privado e outra de caráter público, que participaram como sujeitos da pesquisa. Esses registros apontam algumas das novas formas de subjetivação e identificação das crianças contemporâneas, que permeiam suas vidas e seus imaginários, apontando assim a necessidade de (re)pensarmos as práticas educativas dirigidas às crianças.

Biografia do Autor

Milene dos Santos Figueiredo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em educação pela Universidade de Sao Paulo em 2000; Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Figueiredo, M. dos S., & Tomazetti, E. M. (2007). INFÂNCIA, ESCOLA E MÍDIA: A(S) CULTURA(S) INFANTIL (IS) EM DISCUSSÃO. Revista Teias, 8(14-15), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24018