INSERÇÃO DO PROFESSOR NO UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS DO PROCESSO
Resumo
O tema aqui proposto traz alguns achados da pesquisa “Letramento digital e aprendizagem na era da internet: um desafio para a formação de professores” desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC). Embasadas na perspectiva histórico-cultural e buscando responder a uma das questões orientadoras da pesquisa (Como os professores se situam e agem diante das novas práticas possibilitadas pela cibercultura?), objetivamos compreender o posicionamento dos professores diante da cultura digital. O trabalho de campo a que se refere esse artigo foi realizado através de sessões reflexivas, onde discutimos o computador/internet na sociedade, na escola e na prática pedagógica do professor, a fim de refletir com os professores investigados, a importância da apropriação das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. Além disso, os professores participaram de uma incursão inicial no laboratório de informática da escola com um especialista da área. Observamos, nesse grupo de professores, sinais de tecnofobia, que se manifestavam nas dificuldades em manusear o instrumento tecnológico e de integrar o uso do computador/internet na prática escolar. Com ajuda das sessões reflexivas, perceberam a importância de refletir a própria prática e fazer do computador/internet um instrumento próprio do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Computador/internet; aprendizagem; professor.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias